Arquivado em:

Como uma viagem de avião pode causar problemas auditivos ?



As viagens de avião são associadas com variações da pressão atmosférica quando o avião está subindo (decolagem) ou descendo (pouso). Isto também ocorre, por exemplo, quando subimos ou descemos uma montanha ou serra.
Para manter nosso conforto, a tuba auditiva tem que abrir constantemente durante estas variações e às vezes esta abertura tem que ser boa o suficiente para equalizar estas diferenças de pressão entre o ar da orelha média e o ar exterior.
Geralmente isto é mais perceptivel quando o avião está pousando, quando as variações de pressão são mais bruscas que na decolagem, visto que a velocidade de descida é, na maioria das vezes, maior que a de subida.
Também nas descidas, vamos de um ambiente com pressão atmosférica mais baixa (altitudes elevadas) para um ambiente com pressão atmosférica mais elevada (especialmente em Fortaleza, cidade que fica ao nível do mar).
Na verdade, qualquer situação que envolva mudança rápida de pressão atmosférica pode gerar problemas, até mesmo em elevadores muito rápidos de prédios muito altos, ou em piscinas mais fundas quando mergulhamos.
É por isto que pilotos de aviões e mergulhadores profissionais recebem aulas de como se equalizar a pressão dentro e fora dos ouvidos. Mas qualquer pessoa pode aprender !